Atividades Relacionadas

almacks
Ana Fonseca
Ana Fonseca
Câmara Municipal da Maia

Sábado 29 Junho ▷ 17H

ARRAIAL IDEAL — Performance Artística
Eventos

Por e com Ana Fonseca

Ponto de encontro: Câmara Municipal da Maia
Acesso Livre


Pela Maia em procissão, num coche futurista segue rumo à Fundação.



Num percurso com cerca de 700 metros, a artista Ana Fonseca é transportada pela força e engenho de vários homens na liteira futurista Almack's #1 que permanecerá na Casa dos Coches. O projeto joga com relações de luxo, privilégio e poder entre tempos.

Em debandada, ruma-se à Fundação Gramaxo, ao ritmo desta performance de rua e ao som dos passos e das tradições.


O ano é 2009, o otimismo do novo século, do novo milénio já nos havia deixado, e vivíamos tempos semelhantes aos anos 30 dod século passado: Great Recession (2008-2009) e Great Depression (1929-1939). Tudo deprimente. Uma das indústrias que mais sofreu com  essa crise foi a indústria automóvel, para a qual tinha especial atenção pois o meu espaço de ateliler era patrocinado pela Alfa Romeo. Se eles acabam, fico sem espaço. Desde o fim do século XIX sonhamos com carros voadores e máquinas fantásticas. De Júlio Verne a Steve Jobs... finalmente chegámos ao futuro e... não é assim tão fantástico: os carros não voam e também não pensamos assim tão diferente (“think different” slogan da Apple de 1997 até 2002). Andamos sempre a compara a nossa realidade com as realidades passadas e a perspetivar o futuro que queremos ou tememos, o que faz parte da nossa natureza. O Almack’s#1 é a resposta a uma pergunta simples: Qual é o futuro da indústria automóvel? — Ana Fonseca


Ana Fonseca nasceu em São Paulo (1978), vive e trabalha em Lisboa. Artista Plástica. Licenciou-se na Middlesex University, Londres (2003), estudou na Chelsea College of Arts Foundation in Art and Design, Londres (1999-00). Expõe desde 2006 e o seu trabalho artístico caracteriza-se por tocar em assuntos polémicos de uma forma ousada, mas subtil. Os seus projetos são imaginados e sustentados por longas pesquisas que servem de a base para trabalhos com múltiplas referências históricas e culturais, levando o público a embarcar no universo através de instalações e performances inusitadas.